SE O TEMPO FOSSE OURO..., TALVEZ PUDESSES PERDÊ-LO. - MAS O TEMPO É VIDA, E TU NÃO SABES QUANTA TE RESTA.

sábado, 3 de setembro de 2011

Nicolau Maquiavel



Autor: Olavo de Carvalho

Descrição:

“Dos pensadores modernos mais célebres, Nicolau Maquiavel é talvez o primeiro a entregar ao público uma doutrina tão desencontrada e confusa. Tão desencontrada e tão confusa que um de seus melhores intérpretes, Benedetto Croce, resumiu quatro séculos de investigações com a conclusão desencantada de que o pensador florentino é ‘um enigma que jamais será resolvido’. Depois de Croce, outros estudiosos de primeira ordem, como Leo Strauss, Quentin Skinner, Hans Baron e Maurizio Viroli acreditaram poder resolver o enigma; porém as soluções que lhe ofereceram divergiam tanto umas das outras que só conseguiram multiplicá-lo.

Evidentemente não espero, aqui, ter mais sorte do que esses meus ilustres antecessores. Confesso, desde logo, que não compreendo Maquiavel melhor do que eles; talvez o compreenda menos. Mas meu objetivo aqui não é compreendê-lo, torná-lo mais inteligível. É traçar da maneira mais precisa possível o perfil da sua ininteligibilidade, porque esta se incorporou de tal modo a cinco séculos de discussão filosófica e política no Ocidente, que não há exagero em considerá-la uma das constantes da modernidade.”

Ficha Técnica:

Número de Páginas: 96
Editora: VIDE Editorial
Idioma: Português
ISBN: 978-85-62910-03-6
Dimensões do Livro: 12,5 x 19,2 cm


Olavo de Carvalho - Lançamento de "Maquiavel ou a Confusão Demoníaca"



http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=_E_g-P9v6eM

RESOLVA: as seguintes questões:

1) Por que estudar Maquiavel ?

2) Qual o resultado da máxima de Maquiavel ( se você não pode vencer, você deve aderir)? Dê o exemplo do que acontece na política brasileira.

3) No estudo de Olavo de carvalho sobre Maquiavel, qual é o foco de interesse? Explique (o que Maquiavel enxergava ou não enxergava)

4) O que é a engenharia da inconsciência?

5) o que é o doutrinarismo?

6) O que é uma cultura subdesenvolvida? Qual é o problema de se aceitar essa cultura?

7) Porque o indivíduo que adota a cultura subdesenvolvida fica alienado?

8) Explique a noção de que gêneros literários diferentes, tem valores literários e semânticos diferentes.

9) Comente a idealização do cristianismo primitivo x e o que Maquiavel quer dizer exatamente com isso? Como isso é uma inversão?