SE O TEMPO FOSSE OURO..., TALVEZ PUDESSES PERDÊ-LO. - MAS O TEMPO É VIDA, E TU NÃO SABES QUANTA TE RESTA.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

COMO FAZER SEUS TRABALHOS - MMO






SEQUÊNCIA DE MONTAGEM DE TRABALHO DE PESQUISA ADAPTADA DAS NORMAS DA ABNT

1) Capa:



veja no youtube : COMO FAZER CAPA PARA SEU TRABALHO

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Folha A 4
Início da página:
A) Nome da Escola  (fonte 14, só as primeiras letras maiúsculas, negrito, centralizado) 
B) Nome do professor (fonte 14, só as primeiras letras maiúsculas, negrito, centralizado) 

C) NO MEIO DA PÁGINATítulo do trabalho (fonte 16, maiúsculo, negrito, centralizado)
D) DUAS LINHAS ABAIXO À DIREITA:
Nome número , série do aluno e disciplina fonte 12
E) NO FINAL DA PÁGINA
Cidade e ano de conclusão do trabalho (fonte 14, negrito, maiúsculo e minúsculo, centralizado)


 2, 3, 4, 5, 6 : 
veja no youtube: índice, introdução, capítulos, considerações finais, bibliografia
2 ) Índice
veja exemplo

3) Introdução (formatar – título 1)
(apresentação do trabalho, o que o leitor irá encontrar) (Letra Arial 11, espaço 1,5)

4) Corpo do trabalho – capítulos 1, 2, 3...(formatar – título 1) (desenvolvimento do conteúdo pesquisado, Letra Arial 11, espaço 1,5)


5 ) Considerações finais (conclusão)(formatar – título 1) ( o que você aprendeu com o trabalho, Letra Arial 11, espaço 1,5)

6) Referências (formatar – título 1)( de onde você tirou os dados da pesquisa, Letra Arial 11, espaço 1,5)

Referências ( fontes usadas para fazer o trabalho, sites, livros, revistas)

DUSSEL, E. 1492: el encubrimiento del outro: hacia el origen del mito de la modernidad. Madrid: Nueva Utopia, Conferências de Frankfurt, 1992.

ELIOT, T. S. Notas para a Definição de Cultura.  São Paulo:É Realizações, 2012.

GIRARD, René. O Bode Expiatório e Deus.Tradutor: Márcio Meruje. Colecção: Textos Clássicos de Filosofia. Direcção: José M. S. Rosa & Artur Morão,Covilhã: Lusosofia , 2008.

GOUVEA , Josimar Salum. Estatísticas Mundiais sobre o Evangelismo. http://www.lagoinha.com/ibl-vida-crista/estatisticas-mundiais-sobre-o-evangelismo/, Acesso: 12/04/2015, 16:21.

NOVAES; João. Proporção de cristãos no mundo caiu de 35% para 32%; Europa e América registraram queda, ao contrário da África. http://www.origemedestino.org.br/blog/johannesjanzen/?post=54, Acesso: 12/04/2015, 16:39.


VOEGELIN, Eric. Ordem e História, v.1 – Israel e a Revelação, São Paulo: ed. Loyola, 2009

PRIMEIRO ANO - PROGRAMA - 2016






PRIMEIRO ANO

OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA


Incentivar competências que possibilitam reconhecer manifestações histórico-sociais do pensamento, além de incentivar as práticas do trabalho em equipe, da pesquisa, da sistematização e apresentação de conceitos e informações e da exposição oral e escrita, bem como estimular o exercício e o desenvolvimento de habilidades como a compreensão da dinâmica a da aprendizagem e a leitura da ordem dos argumentos de um texto filosófico
Incentivar competências que possibilitam uma visão crítica da ciência como instância ultima do conhecimento; incentivar práticas de pesquisa, sistematização e apresentação de conceitos e informações para a fundamentação de conhecimentos teóricos por parte dos alunos, e conhecer outras formas de manifestação de conhecimentos como a religião e o símbolo.
Discutir as características da modernidade e os limites da ciência
Refletir e pensar as relações entre tecnologia,sociedade e valores.




1º BIMESTRE:
Metodologia: Como Estudar
Como fazer seu trabalho de pesquisa
O que é Filosofia;
Para que serve a Filosofia;
Introdução à filosofia da Cultura (Cultura, Mito e as formas simbólicas);
Filosofia antiga;
Filosofia medieval; Santo Agostinho, Santo Tomás, Igreja e Cristandade;
Filosofia moderna;
Filosofia contemporânea;

2º BIMESTRE:

Modelos de Mundo:
ARISTÓTELES – a Física
GALILEU;
NEWNTON;
Introdução à Filosofia da ciência (DAVID HUME, KANT, KARL POPPER, THOMAS KUHN);
DARWIN - ( E O DARWINISMO SOCIAL);


3º BIMESTRE:
  1. Modernidade e Iluminismo;
  • Thomas Hobbes (1588 - 1679)
  • John Locke (1632-1704),
  • Voltaire (1694-1778),
  • Jean-Jacques Rousseau (1712-1778),
  • Montesquieu (1689-1755),
  • Denis Diderot (1713-1784) e Jean Le Rond d´Alembert (1717-1783),
  • Adam Smith (1723-1790),
  • Immanuel Kant (1724-1804) - O que é o esclarecimento,
  1. Introdução à filosofia da religião (A Existência de Deus) e o ataque moderno à Religião
  2. A Crise da razão;


4º BIMESTRE:

  • Questão social,(capitalismo, Liberalismo, socialismo)




SEGUNDO ANO - PROGRAMA - 2016

SEGUNDO ANO

OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA
Dominar a norma culta da linguagem, compreender diferentes fenômenos do conhecimento;
Incentivar as competências que possibilitam reconhecer o próprio aluno como sujeito racional;
Incentivar a prática da pesquisa, da sistematização, de apresentação de conceitos e informações com a finalidade de fundamentar os conceitos teóricos;
Desenvolver nos alunos a capacidade de refletir criticamente, afim de capacitá-los a vivenciar a ação ética, moralmente aceita na sociedade;
Exercitar a reflexão crítica, voltada à análise de construção social das subjetividades e , assim, pensar a ética, a partir do contato das subjetividades e, assim, pensar a ética, a partir do contato com o outro;
Proporcionar aos alunos elementos que permitam o exercício da reflexão crítica, capacitando-os para a vivência da ação ética , com base em uma crítica dos impulsos, dos desejos e das relações sociais;
Levar os alunos ao exercício na reflexão crítica, visando capacitá-los para o reconhecimento do outro e o combate da alienação;








1º BIMESTRE:

Século XIX e XX - Liberalismo, Capitalismo, Comunismo

1) A Questão Social;
2) O proletáriado;
3) Indivíduo e sociedade
  • A EXISTÊNCIA DO “EU”;
  • FREUD;
  • AUTÔNOMIA/HETERONOMIA;
  • MORAL/ÉTICA;



2º BIMESTRE:

  1. Introdução à teoria do indivíduo; John Locke; Jeremy Bentham, Stuart Mill;
  2. Tornar-se indivíduo – Paul Ricoeur; Freud;
  3. Michel Foucault – As relações de poder;
  4. Condutas massificadas – Hokheimer e adorno;
  5. Alienação moral – Sartre


3º BIMESTRE:
1) Mecanismos de vitimação: o Eu e os outros (racismo, preconceito, violência simbólica);

2) Alma; Memória; Juízo (lógica);Imaginação; Sensação; Percepção; (apresentar esses aspectos da psicologia humana e a partir daí discutir o alcance do conhecimento humano, suas opiniões suas crenças, o alcance da ciência.)

4º BIMESTRE:
Friedrich Nietzsche : O Niilismo e a crítica à cultura;
Leonardo Boff: Tempo de Transcendência;
A nova ética
A bioética
A banalidade do mal : século XX – (Nazismo, Comunismo, Pol Pot, Jim Jones, David Koresh ,Marshall Applewhite,Auschwitz )



TERCEIRO ANO - PROGRAMA - 2016


TERCEIRO ANO
OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA

Usar os textos disponíveis em livros, revistas, artigos, internet e afins, para se apropriar de informações de importância para compreender as discussões , as necessidades e as tendências da sociedade em que vivemos;
Possibilitar ao educando o exercício de reflexão crítica para pensar a condição humana e identificar o mal em suas formas institucionais e políticas
Compreender as principais idéias que formam as sociedades atuais.
Identificar os vários discursos que perpassam a sociedade.
relacionar informações, representadas de diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em diferentes situações, para construir argumentação consistente;

1) Bimestre:

A modernidade e a pós modernidade:
As Mudanças no mundo
Sistema mundo;
Consciência planetária;
Luta pelo respeito aos Direitos Humanos;
Conquista da Cidadania;

2) Bimestre:

Revisão dos principais temas do curso;
Aristóteles: A Ética;
Santo Tomás: Conceito de verdade;
Galileu: a ciência moderna;
Descartes: O Discurso do Método; Dúvida Metódica
Kant: O que é o Esclarecimento;
Maquiavel: O príncipe
Rousseau: Jus naturalismo
Hobbes: Jus naturalismo
Locke: Jus naturalismo

3) Bimestre

Filosofia e Ciência e Religião
Ciência x Religião
    Religião e Crença, Ciência e Crença; X Filosofia e Razão;
4) Bimestre

Pensando “daqui pra frente”:
Alvin Tofler: sociedade da informação;
Enrique Dussel: o pensar fora da perspectiva Eurocentrica;
Edgar Morin – A necessidade de um pensamento complexo;
Leonardo Boff - regressando à Casa Comum;
Olavo de Carvalho – Pensando o Brasil – temas diversos;
Pierre Levy: a cybercultura;