SE O TEMPO FOSSE OURO..., TALVEZ PUDESSES PERDÊ-LO. - MAS O TEMPO É VIDA, E TU NÃO SABES QUANTA TE RESTA.

sábado, 5 de junho de 2010

O Brasil tem filósofo



A pelo menos oito anos, estamos vivendo um processo acelerado de revolução cultural que consiste na inversão completa de valores e na relativização dos conceitos de bem e mal, manipulados de acordo com a conveniência de perverter a sociedade.
Hoje, falar e escrever corretamente é um preconceito, ser heterossexual é uma exceção, ser Cristão é praticamente um crime, e por ai vai!!!
A corrupção política alcançou uma visibilidade inacreditável (sem que se perceba a minima reação por parte da opinião pública), e , por outro lado, o Estado vai invadindo cada vez mais a consciência do indivíduo com a popularização do “politicamente correto” que, entre outras coisas pretende apagar qualquer memória de Deus na esfera pública.
Esse modo de ver e de pensar as coisas vai penetrando cada vez mais na cabeça das pessoas que começam a reagir histericamente diante de pequenos delitos que atentam contra o politicamente correto, a passo que, reagem bovinamente ante os absurdos praticados e ditos nos mais altos postos do Governo Federal que, comprometem a imagem da nação, além de acobertar a corrupção que custa ao povo milhões de reais.



Para ajudar a você a compreender melhor o que acontece, sugiro uma pesquisa sobre a filosofia no Brasil.
Para introduzir esse estudo, apresentamos aqui o filósofo que está no topo e na contramão de tudo o que esta acontecendo no país. Observando do alto, e, não estando comprometido intelectual nem financeiramente com nenhuma camarilha, Olavo de Carvalho é um autêntico filósofo.

Trabalho em grupo:
Sugerimos então dividir a sala em 4 grupos, para a elaboração de uma pesquisa sobre a vida e a obra de Olavo de Carvalho. Asssistam os videos abaixo e repondam as questões.

Sugerimos o site oficial do Prof. Olavo de Carvalho http://www.olavodecarvalho.org/index.html
Não obstante, existe vasta quantidade de material do autor na net.

Parte individual
A)Deixe sua postagem no blog com nome número e série;

B) Para começar a pesquisa, individualmente, assista a entrevista de Pedro Bial com Olavo de Carvalho e faça a atividade abaixo:


PEDRO BIAL ENTREVISTA OLAVO DE CARVALHO - PARTE 1

"Ninguém pode dar o que não tem nem ensinar o que não sabe. Não há um só filósofo no nosso meio acadêmico, e a prova é que esse meio rejeita, por medo e preconceito, todo filósofo autêntico que apareça dentro ou fora dele. Dizer que uma Marilena Chauí, um Leandro Konder sejam filósofos é um ultraje à filosofia. A primeira é uma professora de ginásio, o segundo é um propagandista barato. Mas é só esse tipo de gente que a universidade aceita. Já o Villém Flusser, um gênio espantoso, acabou desistindo do Brasil e foi publicar seus livros na Alemanha, onde imediatamente foi reconhecido como um dos pensadores mais originais das últimas décadas. No Brasil aqueles entojadinhos da USP faziam pouco dele, empinavam o nariz diante dos seus escritos porque eram publicados em jornal – como se Gabriel Marcel ou Ortega y Gasset também não tivessem sido eminentemente jornalistas. Mário Ferreira dos Santos e Vicente Ferreira da Silva também foram postos para escanteio, e até Miguel Reale, reitor da USP, era discriminado dentro da sua própria universidade. Agora, com quarenta anos de atraso, a USP decidiu absorver o prof. Reale, concedendo ao mestre um lugarzinho modesto ao lado de quinze micos na coletânea Conversas com Filósofos Brasileiros, na qual ele é obviamente o único filósofo presente. Ora, esses quatro nomes – Flusser, Reale e os dois Ferreiras – perfazem o essencial da filosofia brasileira deste século – o que vale dizer que a filosofia esteve rigorosamente fora da universidade, por obra de medíocres e invejosos que se empoleiraram como urubus nas chefias de departamentos. O que a universidade brasileira tem feito contra a filosofia é simplesmente criminoso."



PEDRO BIAL ENTREVISTA OLAVO DE CARVALHO - PARTE 2

A Filosofia, segundo a entendo, é a unidade do saber realizada na unidade da consciência e vice-versa. Creio que essa definição absorve e domina praticamente todas as definições antigas e modernas. Aliás, foi obtida da comparação delas.




PEDRO BIAL ENTREVISTA OLAVO DE CARVALHO - PARTE 3

"A Filosofia, em si, não é uma atividade profissional (e espero que não se torne isso nunca), mas um tipo de know-how que está subentendido, ou deveria estar, em inumeráveis profissões, especialmente o ensino, a pesquisa científica em todas as áreas, as artes, a política, a medicina."




1) Explique o que é o imbecil coletivo.
2) Qual a posição do filósofo sobre o "politicamente correto"? Explique.
3) Mencione 3 temas, tratados na entrevista.
Entregar em folha de almaço, capa padrão.


Nenhum comentário: