TODOS QUE NÃO CONSEGUIRAM ENTREGAR NO CLASSROOM VÃO ENTREGAR QUESTIONÁRIO DA SEGUINTE FORMA:
SOMENTE PELO EMAIL: TIGERPOMPSX@GMAIL.COM
ASSUNTO: FASE 3 - NOME NUMERO SÉRIE (SEM ISSO NÃO SERÁ AVALIADO)
GABARITO SÉRIE:
1 ( )
2 ( )
3 ( )
4 ( )
5 ( )
QUESTIONÁRIO DO 1 ANO FILOSOFIA
“Felicidade e prazer não são sinônimos; Uma coisa é a felicidade e o júbilo… e outra coisa é um prazer passageiro. A felicidade constrói, ela é sólida, edifica. A felicidade exige empenho e entrega.”
1) Abaçaí (segundo Teodoro Sampaio, do tupi a'wa-sa'i; "homem que espreita, persegue") é um gênio maléfico, de proporçõesgigantescas, que, perseguia os indígenas e os tornava possessos. Andurá é uma árvore fantástica que, à noite, se inflama subitamente. Anhangá ou Anhangüera supostamente "Coisa Ruim". Ele é o protetor da caça no campo e nas florestas; Anhangá protege todos os animais contra os caçadores e quando a caça conseguia fugir os índios diziam que Anhangá ou Anhangüera as havia protegido e ajudado aescapar. Guaraci ou Quaraci (do tupi kwara'sï, "sol") para os tupi-guarani é a representação ou deidade do Sol, às vezes compreendido como dador da vida e criador de todos os seres vivos, tal qual o sol é importante nos processos biológicos. Também conhecido como Coaraci. É identificado com o deus hindu Brahma e com o egípcio Osíris. Iara ou Uiara (do tupi 'y-îara "senhora daságuas") ou Mãe-d'água, segundo o folclore brasileiro, é uma sereia. Não se sabe se ela é morena, loira ou ruiva, mas tem olhos verdes e costuma banhar-se nos rios, cantando uma melodia irresistível. Os homens que a vêem não conseguem resistir a seus desejos e pulam nas águas e ela então os leva para o fundo; quase nunca voltam vivos. Jaci (do tupi îasy "lua"), na mitologia Tupi, é a deusa da Lua, protetora dos amantes e da reprodução. É identificada com Vishnu dos hindus e com Ísis dos egípcios. Sumé, Zumé, Pay Sumé, Pay Tumé... é o nomede uma antiga entidade da mitologia dos povos Tupis, Guaranis. Sua descrição variava de tribo para tribo. Tupã (que na língua tupi significa trovão) é uma entidade da mitologia tupi-guarani. Os indígenas rezam a Nhanderuvuçu e seu mensageiro Tupã. Tupã não era exatamente um deus, mas sim uma manifestação de um deus na forma do som do trovão. É importante destacar esta confusão feita pelosjesuítas. Nhanderuete, "o liberador da palavra original", segundo a tradição mbyá, que é um dialeto da língua guarani, do tronco lingüístico tupi, seria algo mais próximo do que os catequizadores imaginavam. Rudá, na mitologia tupi, é o deus do amor, que vive nas nuvens. Sua função é despertar o amor dentro do coração dos homens. É identificado com o deus Shiva dos hindus e com o Hórus egípcio. Também é considerado deus do mar.
É correto afirmar que:
a)Abaçaí,Anhangá,Guaraci, Iara,Sumé,Tupã, Rudá, são ficções;
b) Só Abaçaí, Iara,Sumé,Tupã são personagens reais;
c) Só Abaçaí, Anhangá,Guaraci, são mitos;
d) Só Abaçaí, Anhangá,Guaraci, Iara,Sumé não são mitos;
e)Abaçaí, Anhangá,Guaraci, Iara,Sumé,Tupã Rudá, são mitos;
SE O TEMPO FOSSE OURO..., TALVEZ PUDESSESPERDÊ-LO. - MAS O TEMPO É VIDA, E TU NÃO SABES QUANTA TE RESTA.
2) Com relação ao Mito, é incorreto afirmar que:
a) Um mito (do grego antigo μυθος, translit. "mithós") é uma narrativa de caráter simbólico, relacionada a uma dada cultura.
b) O mito procura explicar a realidade, os fenômenos naturais, as origens do Mundo e do homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis. Ao mito está associado o rito. O rito é o modo de se pôr em ação o mito na vida do homem - em cerimônias, danças, orações e sacrifícios.
c) O termo "mito" é, por vezes, utilizado de forma pejorativa para se referir às crenças comuns (consideradas sem fundamento objetivo ou científico, e vistas apenas como histórias de um universo puramente maravilhoso) de diversas comunidades. No entanto, até acontecimentos históricos se podem transformar em mitos, se adquirem uma determinada carga simbólica para uma dada cultura. Na maioria das vezes, o termo refere-se especificamente aos relatos das civilizações antigas que, organizados, constituem uma mitologia - por exemplo, a mitologia grega e a mitologia romana.
d) O mito é o nada que é tudo. O mesmo sol que abre os céus É um mito brilhante e mudo. (Fernando Pessoa); e) O mito é simplesmente uma narrativa, que não aconteceu e que portanto não tem valor nenhum para nós. “O homem comum é exigente com os outros; o homem superior é exigente consigo mesmo.”- Marco Aurélio
3) Não se refere ao mito:
a) Heróis : seres mortais, filhos de deuses com seres humanos. Exemplos: Herácles ou Hércules e Aquiles.
b) Heráclito, Platão, Tales, Sócrates;
c) Ninfas : seres femininos que habitavam os campos e bosques, levando alegria e felicidade; Sátiros : figura com corpo de homem, chifres e patas de bode.
d) Centauros : corpo formado por uma metade de homem e outra de cavalo;Sereias : mulheres com metade do corpo de peixe, atraíam os marinheiros com seus cantos atraentes.
e) Górgonas : mulheres, espécies de monstros, com cabelos de serpentes. Exemplo: Medusa; Quimera : mistura de leão e cabra que soltava fogo pelas ventas.
“A verdadeira revolução não é revolução violenta, mas a que se realiza pelo cultivo da integração e da inteligência de entes humanos, os quais, pela influência de suas vidas, promoverão gradualmente radicais transformações na sociedade.” - Jiddu Krishnamurti
“Viver entre uma multidão de valores, normas e estilos de vida em competição, sem uma garantia firme e confiável de estarmos certos é perigoso e cobra um alto preço psicológico”. Zygmunt Bauman
LEIA:
Altíssimo, omnipotente, bom Senhor, a ti o louvor, a glória, a honra e toda a bênção. A ti só,
Altíssimo, se hão-de prestar e nenhum homem é digno de te nomear.
Louvado sejas, ó meu Senhor, com todas as tuas criaturas, especialmente o meu senhor irmão Sol,
o qual faz o dia e por ele nos alumias. E ele é belo e radiante, com grande esplendor: de ti, Altíssimo, nos dá ele a imagem. Louvado sejas, ó meu Senhor, pela irmã Lua e as Estrelas: no céu as acendeste, claras, e preciosas e belas.
Louvado sejas, ó meu Senhor, pelo irmão Vento e pelo Ar, e Nuvens, e Sereno, e
todo o tempo, por quem dás às tuas criaturas o sustento.
Louvado sejas, ó meu Senhor, pela irmã Água, que é tão útil e humilde, e preciosa e casta. Louvado
sejas, ó meu Senhor, pelo irmão Fogo, pelo qual alumias a noite: e ele é belo, e jucundo, e robusto e forte. Louvado sejas, ó meu Senhor, pela nossa irmã a mãe Terra, que nos sustenta e governa, e produz variados frutos, com flores coloridas, e verduras.
Louvado sejas, ó meu Senhor, por aqueles que perdoam por teu amor e suportam enfermidades e tribulações. Bem-aventurados aqueles que as suportam em paz, pois por ti, Altíssimo, serão coroados. Louvado sejas, ó meu Senhor, por nossa irmã a Morte corporal, à qual nenhum homem vivente pode escapar. Ai daqueles que morrem em pecado mortal!
Bem-aventurados aqueles que cumpriram a tua santíssima vontade, porque a segunda morte não lhes fará mal.
Louvai e bendizei a meu Senhor, e dai-lhe graças e servi-o com grande humildade.(Cântico do Irmão Sol ou Cântico das Criaturas)
ASSINALE A ALTERNATIVA INCORRETA
A) “Na tradição ocidental Francisco de Assis é visto como uma figura
exemplar de grande irradiação. Com fina percepção sentia o laço de fraternidade
e de SOLIDARIEDADE que nos une a todos os seres. Ternamente chama a todos de
irmãos e irmãs: o sol, a lua, as formigas e o lobo de Gubbio. As coisas tem
coração. Ele sentia seu pulsar e nutria veneração e respeito por todo ser, por
menor que fosse. Nas hortas, também as ervas daninhas tinham o seu lugar, pois
do seu jeito elas louvam o Criador
B) Se trata apenas de um questão religiosa que nada tem que ver com a realidade, pois é uma questão de fé e portanto subjetiva. Sendo assim, não tem alcance universal, mas meramente psicológico.
C) O coração de Francisco significa um estilo de vida, a expressão genial do cuidado, uma prática de confraternização e um renovado encantamento pelo mundo. Recriar esse coração nas pessoas e resgatar a cordialidade nas relações poderá suscitar no mundo atual o mesmo fascínio pela sinfonia do universo e o mesmo cuidado com irmã e mãe Terra como foi paradigmaticamente vivido por São Francisco.
D) Quase moribundo, compôs São Francisco o Cântico das criaturas. Até ao fim da vida queria ver o mundo inteiro num estado de exaltação e louvor a Deus. No outono de 1225, enfraquecido pelos estigmas e enfermidades, ele se retirou para São Damião. Quase cego, sozinho numa cabana de palha, em estado febril e atormentado pelos ratos, deixou para a humanidade este canto de amor ao Pai de toda a criação.A penúltima estrofe, que exalta o perdão e a paz, foi composta em julho de 1226, no palácio episcopal de Assis, para pôr fim a uma desavença entre o bispo e o prefeito da cidade. Estes poucos versos bastaram para impedir a guerra civil. A última estrofe, que acolhe a morte, foi composta no começo de outubro de 1226. Como é medieval, não contém aquela característica do pensamento moderno de domínio, controle e subordinação da natureza a fins econômicos que escravizam o homem e destroem a natureza;
E) O Cântico das criaturas contém Símbolos de união, é encontro do Evangelho com a história...
5) O que não é filosofia
a)Filosofia (do grego Φιλοσοφία, literalmente «amor à sabedoria») é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Ao abordar esses problemas, a filosofia se distingue da mitologia e da religião por sua ênfase em argumentos racionais; por outro lado, diferencia-se das pesquisas científicas por geralmente não recorrer a procedimentos empíricos em suas investigações. Entre seus métodos, estão a argumentação lógica, a análise conceptual, as experiências de pensamento e outros métodos a priori.Antes de Depois de Cristo;
b) A filosofia é, pois, para todos os pensadores, uma concepção do universo: mas cada um deduz, dessa concepção do universo, a norma de sua conduta, conforme o seu modo de compreender a significação da natureza. De qualquer modo, porém, que compreendamos as coisas, seja qual for a escola filosófica que tenhamos de adotar, o que não se poderá contestar é que todas as concepções do universo, do passado, como da época contemporânea, materialista ou estóica, dualista ou monista, todas elas se propõem a um mesmo fim — a moral. E é preciso observar que a razão disto está no objeto mesmo de que a filosofia se ocupa, porque a filosofia tem por objeto o conhecimento do universo, o estudo da natureza, e é somente na compreensão da verdadeira significação do universo, na concepção do fim a que se encaminha a natureza em sua evolução indefinida, que se poderá encontrar o segredo dos destinos humanos.
c) O conceito de "filosofia" sofreu, no transcorrer da história, várias alterações e restrições em sua
abrangência. As concepções do que seja a filosofia e quais são os seus objetos de estudo também se alteram conforme a escola ou movimento filosófico. Essa variedade presente na história da filosofia e nas escolas e correntes filosóficas torna praticamente impossível elaborar uma definição universalmente válida de filosofia. Definir a filosofia é realizar uma tarefa metafilosófica.Em outras palavras, é fazer uma filosofia da filosofia.
d) atividade permanente do espirito...
e) é um método científico como um ciclo repetido de observação, hipótese, experimentação e necessidade de verificação independente. Que registra a forma em que conduz os experimentos em detalhes precisos a fim de que outros possam reproduzir os experimentos e testar os resultados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário