SE O TEMPO FOSSE OURO..., TALVEZ PUDESSES PERDÊ-LO. - MAS O TEMPO É VIDA, E TU NÃO SABES QUANTA TE RESTA.

quarta-feira, 29 de julho de 2020

FASE TRÊS 3 ANOS SOCIOLOGIA - APENAS PARA AQUELES QUE NÃO POSTARAM NO CLASSROOM - DATA: ATÉ DIA 01/08/2020


TODOS QUE NÃO CONSEGUIRAM ENTREGAR NO CLASSROOM VÃO ENTREGAR QUESTIONÁRIO DA SEGUINTE FORMA:

SOMENTE PELO EMAIL: TIGERPOMPSX@GMAIL.COM


ASSUNTO: FASE 3 - NOME NUMERO SÉRIE (SEM ISSO NÃO SERÁ AVALIADO)


GABARITO SÉRIE:

 1 ( )

 2 ( )

 3 ( ) 

4 ( ) 

5 ( )







Antes dos canhões vêm as ideias



É preciso averiguar mais a fundo porque tanta gente esteja recusando a sábia recomendação de Krishnamurti:“não é sinal de saúde estar bem-adaptado a uma sociedade profundamente doente.”



1)A diferença entre direito natural e direito positivo é que o direito natural independe do Estado ou de leis. Por isso, é considerado autônomo. Esse tipo de direito é inerente a todo ser humano, possuindo carácter universal, imutável e atemporal.


Portanto, não se refere ao direito natural:

a) É um direito pressuposto, sendo superior ao Estado.

b)Universal, imutável e atemporal.

c) Baseado nos princípios fundamentais, de ordem abstrata.

d) Escrito por um Assembleia Constituinte.

e) Direito à liberdade e à igualdade.


2) O direito positivo, por outro lado, depende de uma manifestação de vontade, seja da sociedade ou de autoridades. Ele é criado por meio de decisões voluntárias, e deve ser garantido por um conjunto de leis e normas.

Portanto, se refere ao direito POSITIVO

a)É definido e aplicado pelo Estado.

b) Todas as alternativas

c)É válido por determinado tempo e tem base territorial.

d) O Indivíduo que age contra essa lei Sofre sanção jurídica.

e)Escrito por um Assembleia Constituinte.


2) Segundo o autor Gustave Le Bon, o homem é regido pelos seguintes tipos de lógica:

LÓGICA BIOLÓGICA.

Os motivos que nos fizeram estabelecer esta forma de lógica seriam demasiado longos para que os pudéssemos enumerar aqui. Nós os daremos no capítulo consagrado ao seu estudo. Digamos simplesmente agora que a lógica biológica, que preside à substância dos seres e à criação das suas formas, não traz nenhum traço de influência das nossas influências, mas produz adaptações, dirigidas em determinado sentido, por forças que não conhecemos. Essas forças parecem agir, como se possuíssem uma razão superior à nossa e nada têm de mecânicas, porquanto a sua ação varia a cada instante, conforme o objetivo a satisfazer.

A adjunção, às outras formas de lógica, da lógica biológica, que domina grandemente a maioria das outras, preencherá uma lacuna dissimulada pelas velhas teorias metafísicas.


LÓGICA AFETIVA.

Os psicólogos conheciam unicamente, outrora, a lógica racional. Começam a acrescentar a essa a lógica afetiva ou dos sentimentos, inteiramente distinta da lógica racional. Essas duas formas de lógicas diferem sobretudo em que as associações intelectuais podem ser conscientes, ao passo que as dos estados afetivos permanecem inconscientes. A lógica dirige a maior parte das nossas ações.


LÓGICA COLETIVA.

Esta forma de lógica não deve ser confundida com a precedente. Mostramos, há já muitos anos, que o homem em multidão procede diferentemente do homem isolado. Ele é, pois, guiado por uma lógica especial porquanto ela implica a existência de elementos somente observáveis nas multidões.


LÓGICA MÍSTICA.

Esta forma de lógica é o resultado de um estado particular do espírito, chamado místico. Universal, nos primeiros tempos da humanidade, parece ainda muito vulgar. Para as mentalidades místicas o encadeamento das coisas não oferece nenhuma regularidade; depende de seres ou de forças superiores, cujas vontades, nos são simplesmente impostas.

A lógica mística determinou e determina sempre grande número de atos de imensa maioria dos homens. Ela difere, como veremos, da lógica inconsciente dos sentimentos, não só porque é consciente e comporta uma deliberação como, sobretudo, porque a sua influência pode determinar ações diametralmente contrárias às que seriam ditadas pela lógica afetiva.

LÓGICA RACIONAL.

Esta lógica é a arte de associar voluntariamente representações mentais e de perceber as suas analogias e as suas diferenças, isto é, as suas relações. Ela é, mais ou menos, a única de que os psicólogos se tenham ocupado. Desde Aristóteles, inumeráveis livros lhe têm sido consagrados.


Qual delas poderíamos dizer que esteve mais presente nesse período de pandemia?


a) Lógica Coletiva

b) Todas as logicas mencionadas

c)Logica Racional

d) Direito Positivo

e) Direito Natural


4)A Peste ia a caminho de Bagdá quando encontrou Nasrudin.

Este perguntou-lhe: - Aonde vais?

A Peste respondeu-lhe: - A Bagdá, matar dez mil pessoas.

Depois de um tempo, a Peste voltou a encontrar-se com Nasrudin. Muito zangado, o mullah disse-lhe: - Mentiste-me. Disseste que matarias dez mil pessoas e mataste cem mil.

E a Peste respondeu-lhe:

- Eu não menti, matei dez mil. O resto morreu de medo.

*Conto da tradição sufi.

O texto permite afirmar que 90 mil pessoas morreram em Bagdá por causa


a) da peste

b) por Causa da logica racional

c) por causa da logica afetiva e da logica coletiva

d) Por causa da lógica Mistica

e) Nenhuma das anteriores


  1. Se fere a Sociologia

a) Durkheim criou o primeiro departamento europeu de sociologia daUniversidade de Bordéus em 1895, publicando seuRegulamento do Método Sociológico (1895). Para Durkheim, a sociologia pode ser descrita como a "ciência das instituições, sua gênese e seu funcionamento". A monografia de Durkheim Suicide (1897) é considerada um trabalho seminal em análise estatística pelos sociólogos contemporâneos. O suicídio é um estudo de caso de variações nas taxas de suicídio entre populações católicas e protestantes e serviu para distinguir a análise sociológica da psicologia ou filosofia. Também marcou uma importante contribuição para o conceito teórico de funcionalismo estrutural. Ao examinar cuidadosamente as estatísticas de suicídio em diferentes distritos policiais, ele tentou demonstrar que as comunidades católicas têm uma taxa de suicídio menor do que a dos protestantes, algo que ele atribuiu a causas sociais (em oposição a individuais ou psicológicas ). Ele desenvolveu a noção de "fatos sociais" sui generis objetivos para delinear um objeto empírico único para a ciência da sociologia estudar. Através de tais estudos, ele postulou que a sociologia seria capaz de determinar se uma determinada sociedade é 'saudável' ou 'patológica', e buscar uma reforma social para negar o colapso orgânico ou a " anomia social".

b) Correntes de Pensamento:a positivista-funcionalista, tendo como fundador Auguste Comte e seu principal expoente clássico em Émile Durkheim, de fundamentação analítica e com um forte uso de fontes primarias;a sociologia compreensiva iniciada por Max Weber, de matriz teórico-metodológica hermenêutico-compreensiva; e a linha de explicação sociológica dialética, iniciada por Karl Marx, que mesmo não sendo um sociólogo e sequer se pretendendo a tal, deu início a uma linha de explicação sociológica.

c) A sociologia evoluiu rapidamente como uma resposta acadêmica aos desafios percebidos da modernidade, como industrialização, urbanização, secularização e o processo de " racionalização "

d) Todas as opções se referem à sociologia.

e) Sociologia é um estudo da sociedade, padrões de relações sociais, interação social e cultura da vida cotidiana.. É uma ciência social que utiliza vários métodos de investigação empírica e análise crítica para desenvolver um corpo de conhecimento sobre ordem social, aceitação e mudança ou evolução social



Nenhum comentário: